Com 1.799.754 votos no total, o candidato à reeleição Ronaldo Caiado (UB) foi eleito no primeiro turno com 51,80% dos votos válidos. Em coletiva de imprensa, o governador celebrou a reeleição e afirmou que o resultado é “uma vitória do povo goiano”. Caiado também relembrou conquistas do seu governo na área da segurança pública, saúde e infraestrutura.

Quem é Ronaldo Caiado?

Filho de Edenval Ramos Caiado e Maria Xavier Caiado, Ronaldo nasceu em 25 de setembro de 1949, em Anápolis, interior de Goiás. Em 1972, se formou em medicina com especialização em ortopedia pela Escola de Medicina e Cirurgia, hoje, parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

A família Caiado têm história no agronegócio, influência e presença na política há décadas. No livro “1889”, o jornalista Laurentino Gomes cita uma carta enviada pelo ex-senador do Império Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso ao filho Joaquim Inácio Cardoso, um dos líderes da Proclamação da República ao lado de Ruy Barbosa: “Vocês fizeram a República que não serviu para nada. Aqui agora, como antes, continuam mandando os Caiado”.

O avô de Ronaldo Caiado, Antônio Totó Ramos Caiado, foi deputado federal, senador e um dos mais conhecidos coronéis de Goiás, liderando a oligarquia Caiado entre os anos de 1910 e 1930 até ser deposto pelo governo Getúlio Vargas.

Ronaldo Caiado se lançou na vida política logo após o fim da ditadura militar em 1985, durante o governo Sarney. Na época, os latifundiários se sentiram ameaçados com a possibilidade de uma reforma agrária, por isso, Caiado criou e se tornou presidente da União Democrática Ruralista (UDR) para defender os interesses dos grandes proprietários de terras.

Na disputa contra os sem-terra, Ronaldo teve sua primeira vitória política.

Caiado comemora vitória sobre os sem-terra na Constituinte. Na ocasião, afirmou ter evitado uma “convulsão social”. (Foto: Reprodução/ Acervo Senado)

Em 1989, o atual governador se candidatou à presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD). Obteve a soma de 488 872 votos, o equivalente a 0,68%, e, assim conquistou o 10º lugar no pleito e apoiando Fernando Collor, do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), no segundo turno.

Em 1990, Caiado venceu suas primeiras eleições, e, tornou-se o deputado federal mais votado em Goiás, com quase 100 mil votos. Ele atuou nesse cargo até 1995. Concorreu ao governo do Estado, pela primeira vez, em 1994, e ficou em 3º lugar na disputa.

Ronaldo retornou ao poder legislativo, em 1999, onde atuou até 2014. Entre 2015 e 2018, teve importante atuação como Senador por Goiás. Seu trabalho conquistou a popularidade necessária para que, em 2018, se lançasse novamente ao Governo do Estado.

Ele foi eleito para governar Goiás primeiro turno. Às 20h39 do dia sete de outubro, com 99,06% dos votos apurados, ele já havia recebido 1.755.731 votos, o que corresponde a 59,73% dos votos válidos.

Durante a gestão estadual, Caiado conquistou os votos de XX dos eleitores. Seu trabalho já vinha sendo apontado como positivo, um levantamento do Instituto Real Time Big Data, publicado no começo de agosto, mostrou que o governo tinha aprovação de 56% da população goiana.

Leia também: Presidente do TRE-GO diz que eleições ocorreram de forma “normal” e “tranquila”