Lançado nesta segunda-feira (02), no Paço Municipal, o Passe Livre do Trabalhador deve atender 80 mil trabalhadores da capital e da região metropolitana. O benefício foi criado em parceria pelo Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Enquanto o atual vale-transporte se limita a duas viagens diárias, o novo bilhete poderá ser usado diariamente até oito vezes, a qualquer hora, inclusive aos finais de semana.

O lançamento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, além dos prefeitos de Goiânia e de Senador Canedo, Rogério Cruz e Fernando Pellozo, e inaugurou a nova modalidade que busca promover uma ampla transformação do transporte público para facilitar o acesso e uso dos serviços de transporte, com menores gastos pela população.

“Estamos apresentando, com o Bilhete Único e com o Passe Livre do Trabalhador, algo inédito. Não existe nenhum precedente no País. É Goiânia e a região metropolitana, dando o primeiro passo, juntamente com o Governo de Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao destacar os benefícios do programa.

Com a chegada do Passe Livre do Trabalhador, as empresas podem optar por manter o tradicional modelo de compra de viagens ou aderir à nova opção por assinatura mensal com valor fixo para trabalhador beneficiário do Vale-Transporte e oferta de mais viagens.

“Buscamos promover um equilíbrio para que as empresas sobrevivam com a sua tarifa técnica, e para que o Governo do Estado de Goiás, com a prefeituras, não precisem repassar nenhum centavo a mais a todos os usuários do transporte público”, acrescentou Caiado.

O prefeito Rogério Cruz enfatizou que a criação do programa foi possibilitada devido às estratégias orçamentárias do governo estadual, junto às prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. “As prefeituras e o Estado estão saindo de uma pandemia. Esse é um olhar especial que nós gestores estamos tendo com o cidadão goiano e goianiense. Buscamos colaborar com as empresas, sem deixar faltar o direito do empresário, como também o direito do cidadão”.

Como aderir:

O Passe Livre do Trabalhador estará disponível para todas as 278 linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC, que conta, atualmente, com 19 municípios da grande Goiânia. Após acessar o site www.sitpass.com.br, o empregador deve atualizar o cadastro da empresa e dos seus trabalhadores e aceitar um Termo de Adesão.

Leia também: Goiás recebe prêmio da FGV por uso de evidências científicas no enfrentamento à pandemia.