A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás confirmou os primeiros 15 casos da linhagem BQ.1 da variante ômicron, considerada por especialistas como a mais contagiosa do coronavírus. De acordo com a pasta, nenhum dos pacientes contaminados foi hospitalizado.

Ainda de acordo com a pasta, a sublinhagem BQ.1 foi encontrada encontrada em pacientes de nove municípios, sendo eles: Goiânia; Senador Canedo; Valparaíso de Goiás; Alexânia; Anápolis; Caldas Novas; Jaraguá e Mineiros.

De acordo com a secretaria, ao todo, o sequenciamento genômico foi feito em 94 amostras. Destas, 15 eram da sublinhagem BQ.1 da ômicron. O Ministério da Saúde destaca que não há dados epidemiológicos que indiquem um aumento na gravidade da doença por essa sublinhagem.

Das 15 amostras, a pasta ressalta que 10 foram constatadas em pessoas do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Os dados analisados pela secretaria mostram que a BQ.1 começou a circular em Goiás entre os meses de outubro e novembro, período em que foi realizada a coleta de amostras.

A pasta explica que a identificação da BQ.1 foi realizada pela Rede Gemônica Estadual, que é integrada pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) da secretaria, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

*Com informações de g1

Leia também: Goiás confirma 12 mortes por Covid e 2,5 mil novos casos nos últimos 5 dias