Gata de rua é resgatada mas fica cega após ser jogada no cimento
Uma gata de rua ficou cega após ter o corpo coberto por cimento, em Goiânia. De acordo com Morgana Fioramonte, fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Protetores de Animais, a “Eva”, como foi nomeada, quase morreu e está internada com o quadro clínico estável.
“No dia do resgate, ela estava bastante desidratada. Temperatura baixa. Ela está com os dois olhinhos ulcerados e ontem nos foi informado que ela pode ter ingerido o cimento, então pode ser que ela tenha uma obstrução intestinal”, explica Morgana.
O resgate aconteceu no último sábado (19), no Parque Amazônia. Morgana conta que a gatinha passou por um ultrassom nesta terça-feira (22), que constatou o início de uma gestação de dois filhotes, o que pode indicar que Eva estava procurando comida quando ocorreu o fato.
Morgana menciona que durante o resgate a gata não conseguia nem se mexer, pois o cimento estava seco. Com o início do tratamento, Eva já consegue se movimentar e até piscar, o que não era possível por causa do produto nas pálpebras dela.
Trabalhando no resgate de animais desde 2012, a ONG pede mais respeito com os animais de rua.
“Eles são uma vida, sentem dor e têm sentimentos. Ao encontrar algum animalzinho de rua, tire foto, divulgue para tentar conseguir um lar. E se presenciar maus-tratos, denuncie” alerta Morgana.
Maus-tratos
A ONG informou que não tem informações de quem jogou cimento na gata. No entanto, o delegado estadual de proteção ao Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho, explicou que, caso o autor seja descoberto, a pena para o crime é de reclusão de até cinco anos e multa de R$ 5 mil.
O delegado menciona que a legislação enquadra a o crime como atos de abuso, ferimentos, mutilação e maus-tratos. O caso não foi registrado na polícia até a última atualização desta reportagem.
*Com informações de G1 Goiás
Leia também: https://goiasnoticia.com.br/geral/homem-e-sequestrado-para-servir-como-escravo-de-sangue/