Mudanças no trânsito têm causado indisposição política em Senador Canedo. No último mês, após a alteração do sentido das vias para mão única, na Vila Santa Rosa, bairro da cidade, o vice-prefeito do município, Magno Silvestre (PSD), tornou público o descontentamento em mais de uma ocasião. Ele argumenta que a Prefeitura tem adotado medidas para melhorar o trânsito do município, porém, elas têm causado impacto em avenidas de comércio e lojistas têm percebido queda do movimento e vendas. O problema político se dá pelo fato das modificações partirem de uma instância da própria prefeitura, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que segundo Magno, não teria feito estudo prévio dessas modificações. 

“Eu quero afirmar que a mudança é necessária em alguns pontos. Mas é preciso adequar isso de acordo com a necessidade, estudo e planejamento”, afirma Magno Silvestre. A Prefeitura se contrapõe a argumentação de que um estudo não teria sido feito, pelo contrário. “Alterações com esse nível de complexidade não são realizadas sem uma ampla análise de circulação”, detalha. 

Em nota, a Prefeitura argumenta ainda que as mudanças foram necessárias para promover um trânsito seguro, em que o “usuário da via pública se sinta seguro em circular em qualquer modo de transporte, seja a pé, de bicicleta, automóvel, motocicleta e dar prioridade ao transporte coletivo para que possa se deslocar com velocidade operacional aceitável para atender melhor a população”. 

Magno Silvestre ressalta que a defesa dele é tanto como vice-presidente como diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Senador Canedo. “Defendo essa causa e essa bandeira. Me posiciono para não afetar o comércio”, afirma. Além disso, Magno aponta que houve modificações desnecessárias, devido ao tamanho do município, e que elas têm sido incômodas, não só para o comércio, mas para moradores que precisam alterar rotas para conseguir chegar a suas residências. Ele ainda demonstra preocupação com a possibilidade desse tipo de ação ocorrer em demais bairros da cidade.

Por sua vez, a Prefeitura afirma que as modificações na Vila Santa Rosa são a continuidade do planejamento já iniciado em outros locais, o Conjunto Sabiá e o Jardim Todos os Santos. As mudanças compõem “uma política ampla de circulação eficiente e segura que vai de encontro aos preceitos do Código de Trânsito Brasileiro, Política Nacional de Mobilidade Urbana e Plano Diretor do Município”, informa.

Foto: Prefeitura de Senador Canedo

As modificações no trânsito têm repercutido no âmbito político do município. Além do vice-prefeito, outras figuras políticas também demonstram insatisfação. Eles teriam conversado com o prefeito Fernando Pellozo (PSD). Porém, diante do cenário, Magno e um grupo de vereadores protocolaram um pedido junto à presidência da Câmara de Vereadores para realização de uma audiência pública na qual será discutida a situação. De acordo com o vice-prefeito, o objetivo é debater a não apresentação de um estudo técnico por parte da SMT para tais modificações e permitir a escuta dos comerciantes que se depararam com os impactos das mudanças. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (23), às 19h.

Modificações no trânsito

De acordo com a Prefeitura de Senador Canedo, as mudanças no trânsito tiveram início em março desse ano. Naquele mês, houve o direcionamento em sentido único de circulação da Rua Nelson Rodrigues, no Jardim Canedo, que se estendeu pela rua S-1, Conjunto Morada do Morro, até a rotatória das mãos, saída para GO-403, além das ruas S-3 e S-5 no mesmo setor. 

Posteriormente, foram feitas modificações da circulação do Conjunto Sabiá e vias que cortam a Avenida Dom Emanuel e Rua Ademar de Barros, no Jardim Todos os Santos. As alterações na Vila Santa Rosa, segundo a Prefeitura, começaram no fim de abril e seriam a última etapa da intervenção. “No local foram promovidas adequações na circulação com vistas a melhorar a qualidade de circulação do transporte público, organizar os estacionamentos na via, criar ciclofaixa e promover segurança para todos que transitam nesse bairro, que recebe um fluxo de veículos que passam por ele para acessar outras zonas de interesse da cidade”, informa a Prefeitura.

Leia também: Prefeitura de Goiânia acolhe pessoas em situação de rua e providencia abrigo no Parque Mutirama