Em sessão na Câmara dos Vereadores de Senador Canedo, na terça-feira (9), o vereador Daniel Cardoso fez falas transfóbicas ao se posicionar contra a criação do Ambulatório Regionalizado de Processo de Afirmação de Gênero, que tem como objetivo dar atendimento especializado à população transexual e travesti da cidade e mais 24 municípios.

Além dele, os deputados Eliel José (Podemos) e Celismar Lima (PROS) também se posicionaram contra. Eles disseram que são contra aplicar o dinheiro público no programa que, entre outras atividades, auxilia no processo de redesignação de gênero.

Com a bíblia na mão, Daniel Cardoso declarou que quem quer atendimento especializado deve usar o próprio dinheiro. “Por que não vai atrás de psicólogo para tratar essas pessoas, ir atrás de fazer terapia? A terapia cura. Eu falo, eu faço terapia. A terapia cura, é bom”, afirmou. Entre uma fala e outra, Cardoso citava a bíblia para validar seus argumentos.

O ambulatório foi inaugurado no dia 29 de julho e promove atendimento multidisciplinar. A cirurgia de redesignação de gênero é um dos passos oferecidos dentro do programa, que também inclui apoio psicológico, psiquiátrico, de assistência social, hormonioterapia, entre outros. O objetivo é promover a inclusão da comunidade trans, muitas vezes marginalizada no atendimento à saúde.

A Prefeitura de Senador Canedo se posicionou afirmando que o ambulatório é um serviço de saúde pública e que a administração municipal atende a todos, sem estigmas. “Repudiamos as falas deferidas pelo vereador e reafirmamos o nosso compromisso com a população”.

Eliel José, também fez menção à bíblia ao se posicionar contra o atendimento especializado. Disse que o dinheiro público não pode ser usado para “ideologia de gênero” e que “Deus criou homens e mulheres”.

Já Celismar Lima defendeu que, como a homosexualidade não é considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1990, não há necessidade de incluir essa parcela da população como questão de saúde pública. 

A Câmara Municipal de Senador Canedo disse que responde pelas pautas e projetos que tramitam na casa. Opiniões e discursos devem ser respondidos por cada candidato.

Leia também: Jovem morre soterrado enquanto trabalhava em fazenda em Ipameri

* Com informações de G1