Nesta quarta-feira (31), a cidade de Trindade completou 102 anos, conhecida por ser a capital da fé, já que é ponto de encontro para milhares de romeiros do Divino Pai Eterno. A programação de aniversário durou todo o mês de agosto e foi finalizada com uma missa na Igreja Matriz, no Centro, desfile cívico e a sanção de quatro projetos de leis.

Em 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha 132 mil habitantes. Ela está entre os 10 municípios com maior população de Goiás. Dentre os projetos sancionados pelo prefeito Marden Júnior (Patriota), dois reajustam os salários de algumas categorias, e elevam o menor salário pago pela prefeitura de Trindade para R$ 1.586. “O intuito é valorizar nosso servidor público”, diz.

Além disso, também foi sancionado um projeto de lei que cria a Bolsa Mestrado para os professores municipais e um outro que cria cargos para progressão da carreira dos profissionais. “Até 2024 pretendemos ter melhorado a infraestrutura de todas as nossas escolas”, destaca o prefeito da cidade. Essas mudanças atendem a fragilidades na área da educação apontadas pelo ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). Trindade atingiu 49,20 pontos, número considerado baixo. 

O único dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) atingido foi o de Indústria, Inovação e Infraestrutura, que tem como um dos indicadores a participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia. 

A cidade ainda tem desafios em setores como, por exemplo, tratamento de resíduos domiciliares e a rede esgoto. Atualmente, de acordo com a Saneago, 76,3% da população já são atendidos com esgotamento sanitário. A intenção é que a universalização seja alcançada até o final de 2023. “Conseguimos transformar o nosso lixão em aterro sanitário e temos convênio até com cidades vizinhas como Goianira”, explica Júnior. 

Atualmente, a administração da cidade discute a execução de um Plano Diretor para o município. “Estamos na fase de levantamento e diagnóstico. Queremos ter algo sustentável, viável e legal. Nos próximos 60 dias devemos apresentar as primeiras diretrizes e nossa expectativa é que esse plano seja aprovado no primeiro semestre de 2023, para que possamos começar a execução a partir do segundo semestre do ano que vem”, esclarece o prefeito.

História 

O surgimento de Trindade está intimamente ligado à religião. Por volta de 1830, um casal de agricultores, Constantino Xavier e Ana Rosa, se mudou para uma região próxima do Córrego do Barro Preto. Acredita-se que, cerca de dez anos depois, eles encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. 

A partir daí, familiares, amigos e vizinhos começaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno no local. Uma capela chegou a ser construída e uma réplica da imagem encontrada por Constantino foi feita pelo renomado artista José Joaquim Veiga Valle, que na época vivia em Pirenópolis. Desde então, o número de fiéis que vão para a Trindade para adorar ao Divino Pai Eterno não deixou de crescer, chegando atualmente a quase 5 milhões por ano. 

Em 1909, ainda como distrito do então município de Campinas (atualmente o bairro de Goiânia), ganhou o nome de Trindade. Em 1927, a sede foi elevada à categoria de cidade.

Leia também: Correios exigirá CPF ou CNPJ de remetentes para encomendas nacionais

*Com informações de O Popular