Três hospitais do Governo de Goiás foram incluídos em lista que definiu os 40 melhores hospitais públicos do Brasil. O levantamento foi feito pela Associação Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Em premiação organizada pela instituição em parceria com o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES), o secretário estadual da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, e a subsecretária, Danielle Jaques, receberam premiação em nome do Estado. Entres as qualidades destacadas dos hospitais goianos, eficiência e qualidade foram citadas na entrega do prêmio.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Entre 6.600 hospitais públicos brasileiros, o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) foram evidenciados pelo trabalho feito.

O Crer foi selecionado na 14ª posição; o Hugol, na 23ª, e o HGG, na 24ª colocação.

Para formar esse ranking inédito, os 6,6 mil hospitais brasileiros foram analisados por meio de critérios rígidos. O principal deles é o que exige que a unidade de saúde tenha uma certificação de excelência de qualidade, internacional ou ONA nível 3. A partir daí chegou-se aos 40 pré-selecionados, todos financiados 100% pelo SUS – outra exigência básica. A pontuação dessas 40 unidades, por sua vez, levou em consideração a qualidade, satisfação do usuário e a eficiência do serviço prestado.

No critério qualidade, foram considerados os tempos de acreditação e acreditação com excelência, seja ONA ou certificação internacional; a satisfação do usuário, por meio da nota registrada pelo Google; e por fim, a eficiência, que considerou a Análise Envoltória de Dados (DEA), que reúne pontuações pela produção e qualidade.

O secretário Sandro Rodrigues comemorou o reconhecimento das unidades goianas. “Estamos muito felizes por termos três hospitais entre os melhores do País. O prêmio traz questões muito importantes, especialmente sobre a eficiência. Essas unidades são modelos a serem seguidos, trazendo respostas que a população precisa, com a maior qualidade assistencial possível e respeito ao dinheiro público”, destacou.

“A premiação é um reconhecimento da melhoria contínua dos hospitais públicos do país. O SUS é uma referência para as Américas, é um exemplo para o mundo, promovendo atendimento em cada município do Brasil”, avaliou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross.

Para o diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano, a premiação é um reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores da unidade. O médico ainda lembrou que o hospital é a maior unidade pública de Goiás, com atendimento de urgência e emergência e 514 leitos, uma referência para a região.

A importância do prêmio também foi reforçada pelo diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, que falou da importância da parceria entre as organizações sociais (OSs) e a SES. “É um dos motivos que fazem do Crer essa referência. O Crer cresceu e se tornou um grande complexo hospitalar, um motivo de orgulho para os goianos.”

*Com informações de Secretaria de Estado da Saúde

Leia também: