Dados da pesquisa do IPEC apontam que 79% dos eleitores dizem estar decididos sobre voto para presidente da República. O levantamento foi encomendado pela Globo e divulgado na segunda-feira (5).

O percentual se manteve estável em comparação com a pesquisa anterior de intenção de voto, divulgada em 28 de agosto.

Os eleitores mais convictos continuam sendo os de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Ao todo, 86% dos que dizem votar no atual presidente afirma ter certeza do voto. O percentual oscilou 2 pontos percentuais para acima, dentro da margem de erro.

Entre os eleitores do ex-presidente, 85% dizem ter certeza do voto. Houve também uma oscilação para cima de 2 pontos percentuais dentro da margem de erro. Na última pesquisa, 83% dos eleitores de Lula se diziam convictos.

Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT) os que dizem que não vão mudar de candidato são 40%, uma queda de 8 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Os que falam que podem mudar de candidato são 59% e 1% não sabe ou não respondeu.

Em relação aos demais candidatos, 44% dos eleitores desses presidenciáveis dizem que a escolha é definitiva e 56% afirmam que ainda podem mudar de candidato.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐00922/2022.

Leia também: Lula lidera corrida presidencial em 15 UF; Bolsonaro, em seis

* Com informações de g1