Os dois principais candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), estarão presentes nas propagandas de rádio e TV dos candidatos ao Governo de Goiás Wolmir Amado (PT) e Major Vitor Hugo (PL), respectivamente.

Já os líderes da pesquisas para o governo estadual, o governador Ronaldo Caiado (UB) e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), preferem manter mistério sobre o que será exibido na propaganda eleitoral gratuita, que começa a ser veiculada nesta sexta-feira (26). 

Responsável pelo marketing da campanha do ex-reitor da PUC Goiás Wolmir Amado, o jornalista Murillo Velasco explica que o foco da propaganda de rádio e TV do petista será mostrar sua experiência como gestor na educação e associar sua imagem à de Lula, ex-presidente da República, que agora tenta voltar ao cargo. 

“Vamos mostrar a experiência de gestão do Wolmir, ao longo de 27 anos na educação, 37 anos de professor, vamos reforçar a formação dele, que ele tem mais de um curso superior, mestrado, doutorado, pós-doutorado tanto na educação como na área de gestão”, explica Velasco. 

A associação à imagem de Lula, segundo o jornalista, vai passar pelo fato de Wolmir ser o candidato do PT em Goiás, mas também pelas experiências que teve com o ex-presidente. “Uma das coisas que é muito relevante para o currículo dele é que ele participou, no governo Lula, como reitor, dentro do conselho que presidia, da confecção e formatação do Prouni”, cita.

Wolmir tem o segundo maior tempo de TV dos candidatos a governador – 2 minutos e 19 segundos. A ideia é que, ao longo de seus programas eleitorais, Lula apareça. Velasco conta que a campanha do ex-presidente está produzindo material para a propaganda de Wolmir. Apesar disso, a fala do candidato à Presidência não deve estar presente no primeiro programa, que vai ao ar nesta sexta. 

“Como tem uma demanda gigantesca de material, eles ainda não mandaram, mas já está certo que vai ser enviado”, explica Velasco, que reforça que o tom inicial será mais biográfico de Wolmir. Na última pesquisa Serpes, o petista apareceu com 0,6% das intenções de voto e sua campanha tem expectativa de que sua vantagem de tempo na TV contribua para melhorar o cenário. 

Outro presidenciável que vai estar na propaganda goiana é o presidente Jair Bolsonaro, correligionário do deputado federal Major Vitor Hugo. A equipe do candidato a governador, porém, preferiu não revelar mais detalhes do tom da sua campanha no rádio e na TV. 

No entanto, é dada como certa a imagem do presidente e, assim como no caso do candidato do PT, há expectativa pela veiculação de um vídeo de Bolsonaro pedindo votos para Vitor Hugo. Segundo sua assessoria, o vídeo de campanha dos dois juntos já está gravado. O candidato bolsonarista tem 51 segundos de horário eleitoral. 

À frente

Líder da última pesquisa Serpes para governador e também detentor da maior fatia de tempo do horário eleitoral – 5 minutos e 6 segundos –, a equipe de Caiado também preferiu não dar detalhes da sua estratégia. Um dos responsáveis pelo marketing do governador, Gean Carvalho afirma que a propaganda de TV e rádio terá foco na sua gestão e nas propostas. 

A ideia é pontuar o que foi feito por Caiado durante os quatro anos de gestão. “Um trabalho mostrando a realidade do governo, um governo que cumpriu o que se propôs, e mostrar o que pretende para os próximos quatro anos”, diz Gean. 

A propaganda do governador deve mostrar que o candidato tem “coração”. A partir do slogan “coragem e coração”, que aparece no jingle da campanha, isso se dará, por exemplo, com foco nas ações adotadas diante das crises sanitária, econômica e social provocadas pela Covid-19. 

Marqueteiro de Mendanha, Jorcelino Braga também não quis dar detalhes da propaganda do candidato do Patriota. Braga resumiu que a campanha terá foco no candidato, descartando possíveis aparições dos ex-governadores Maguito Vilela e Iris Rezende, emedebistas tradicionais, que morreram no ano passado. O ex-prefeito de Aparecida tem 58 segundos de horário eleitoral. 

Cíntia Dias (PSOL), que tem 23 segundos, terá a estratégia de casar a propaganda da TV com as redes sociais. O coordenador da campanha Nilton Cézar Queiroz explica que a ideia é fazer “prorrogações” da propaganda que começa na televisão e continua nas redes, por meio de transmissões ao vivo. 

O fato de ser uma candidata mulher também deve estar no foco. “Uma visão feminista do que é uma campanha política, mostrando a realidade pela ótica de uma mulher”, diz.

Evandro José, responsável pelo marketing de Edigar Diniz (Novo), que tem 20 segundos de tempo de rádio e TV, afirma que, devido ao pouco tempo, a estratégia será de apresentar a postura defendida pelo candidato para o futuro governador.

 “A gente quer apresentar o candidato, porque ele é praticamente desconhecido no meio político”, diz. A ideia é que a propaganda avance para outros aspectos da campanha com o passar dos dias. Evandro afirma, porém, que por conta do tempo não será possível focar nas propostas, que estarão disponíveis em outros meios. 

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada na manhã desta sexta-feira (26), e será repetida à tarde e à noite, conforme os horários determinados pela justiça eleitoral. 

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*Com informações do O Popular