A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), inicia, nesta quinta-feira (03/4), às 08h, a realização de vistorias compulsórias em imóveis fechados ou abandonados da capital para combate a focos de dengue. A ação reunirá auditores da Vigilância Sanitária, agentes de combate a endemias, guardas civis e chaveiros. O ponto de encontro será na sede do Distrito Sanitário Noroeste, na Avenida do Povo, Quadra 81, na Vila Mutirão.

“A região Noroeste de Goiânia tem apresentado a maior incidência de casos de dengue com 834 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso, intensificamos as visitas domiciliares nos bairros da região e iniciaremos a abertura compulsória de imóveis que estão fechados e que podem trazer riscos à saúde pública, intensificando o combate ao mosquito que é vetor da doença”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

A iniciativa é fundamentada pela Lei 13.301/2016 que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares, em situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso, quando a ação é essencial para a contenção de epidemias. “Nossas equipes serão acompanhadas por chaveiros, porque buscamos preservar a integridade do imóvel e não alterar as condições de segurança em que o local foi encontrado. É uma medida emergencial que visa a proteção da saúde coletiva e o controle do avanço da dengue”, destaca Pellizzer.