Prefeitura de Goiânia acolhe pessoas em situação de rua e providencia abrigo no Parque Mutirama

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz determinou ação emergencial, na noite desta terça-feira (17), para acolhimento de pessoas em situação de rua, em razão do clima frio na capital. Equipes da Prefeitura de Goiânia vão até os desabrigados e os encaminham ao Parque, onde foi montada estrutura para recebê-los.
“O Parque Mutirama tem capacidade para atender a um grande número de pessoas. Vans percorrem o Centro da cidade e oferecem e anunciam a abertura desse abrigo provisório. Tudo o que pudermos fazer para ajudar esses goianienses, faremos”, diz o prefeito Rogério Cruz.

Foram mobilizadas para a ação equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer. A Guarda Civil Metropolitana também compõe a força-tarefa, e está responsável pela segurança.
Para a operação, a Prefeitura oferece transporte, cobertores e agasalhos, e, ainda, refeições aos que forem atendidos no local. “Essa ação foi uma determinação do prefeito Rogério Cruz, que, sensível às questões sociais que dizem respeito à nossa cidade, determinou o nosso empenho para acudir às pessoas em situação de rua em Goiânia”, afirma Valdery Júnior, presidente da Agetul.

Titular da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz também mobilizou a equipe da pasta, que se juntou às das demais secretarias envolvidas na operação emergencial. Segundo ela, outros espaços serão reservados a partir desta quarta-feira (18/05), conforme a demanda por abrigo.
Ação continuará durante todos os dias frios
As ações de acolhimento seguem nesta quarta-feira (18), quando as temperaturas mínimas devem chegar a 4º C na capital. Para a noite de hoje, o abrigo também será em área fechada do Parque Mutirama.
Em ação da Prefeitura que Cuida, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), haverá a distribuição de kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia. Os kits serão entregues simultaneamente em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva.
A administração municipal entrega, ao lado da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, os benefícios na Rua 44 com a Avenida Independência, Centro, a partir das 19h.
Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.
A ação também tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), que disponibiliza van e equipe para abordagem e transporte dos assistidos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), com distribuição de cobertores e preparo do café da manhã, além da Defesa Civil.
Leia também: Garoto de 5 anos pula na piscina para salvar cachorro, sob temperatura de de 5°C