O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta sexta-feira (28/3), em solenidade no Paço Municipal, duas iniciativas voltadas para a modernização do trânsito da capital. As medidas envolvem a assinatura de termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para melhorar a fluidez viária e otimizar a circulação do transporte público, além da mudança no processamento de multas, que trará uma economia de mais de R$ 50 milhões em quatro anos.

“Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, afirmou Mabel. Sobre o novo aplicativo, o prefeito detalhou que a ferramenta reúne informações relativas à carteira de habilitação, multa, localização de radares, entre outras, que vão facilitar a vida da população.

A atuação da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), representa uma estratégia essencial para promover melhorias imediatas e sustentáveis na mobilidade de Goiânia, que registrou aumento de até 40% nos tempos de deslocamento, nos últimos 10 anos. Os acordos buscam reverter esse cenário, com iniciativas como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê medidas concretas para priorizar o transporte coletivo e reduzir os congestionamentos.

Segundo o titular da SET, Tarcísio Abreu, a pasta trabalha para promover eficiência e economia para a Prefeitura. “Com essa nova solução, adotamos um sistema já testado e aprovado em outras cidades, garantindo um serviço mais moderno, ágil e transparente”, assinalou. O secretário lembrou que os BRTs sofrem com velocidades operacionais muito abaixo do esperado, quando o ideal seria, no mínimo, 21 km/h.

Principais ações

Entre as ações previstas, destaca-se o programa de desobstrução de vias arteriais, que visa aprimorar a fluidez do trânsito e priorizar a circulação do transporte coletivo em 250 km de vias arteriais, com sincronização semafórica e as ondas verdes, que garantirão prioridade para os ônibus nos principais corredores, reduzindo o tempo de deslocamento. Além disso, o sistema de metronização do BRT permitirá comunicação direta entre ônibus e semáforos, evitando paradas desnecessárias e melhorando a fluidez nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.

Com a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), um centro de controle que integrará a gestão do trânsito e do transporte coletivo, a gestão garante respostas mais rápidas e eficientes a problemas viários. Já o Super App da Mobilidade reunirá serviços como estacionamento rotativo digital, bicicletas compartilhadas e táxis, modernizando a mobilidade urbana em Goiânia. O titular da SET adiantou que as bicicletas estarão disponíveis, inicialmente, nos terminais Recanto do Bosque, Cruzeiro e Novo Mundo.