Posse comemora 149 anos
Hoje é aniversário da Princesinha do Nordeste Goiano. Isso mesmo! A cidade de Posse está completando 149 anos.
Posse faz parte do desenvolvimento do agro no estado. A economia de Posse vem crescendo com o passar dos anos, principalmente pela localização geográfica, fazendo divisa com o estado da Bahia. Com desbravamento do cerrado pelos pioneiros em busca de terras mais baratas e planas para produção de grãos, como soja, milho, algodão, arroz, caju, mamão e criação de gado.
Tudo isso acompanhado de um crescimento da agricultura e pecuária. A cidade conta com um comércio de bens e serviços fortes e competitivos, rigorosos e bastante desmistificados, suficientes para atender toda a demanda do produtor e pecuarista, sua população e região.
Conhecida também pela famosa “Festa do Divino”, que tradicionalmente acontece entre Maio e Junho. Nesse dia de festa, no tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava uma festa típica, em agradecimento pelas colheitas, cinquenta dias após a Páscoa, por isso a festa tem diferentes datas a cada ano para acontecer.
O nome “Divino” indica a divindade do Espírito Santo: verdadeiro Deus, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, do Deus Uno e Único na Trindade das Pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo).
História
De acordo com informações do IBGE, Posse foi fundada, no início do século XIX, por imigrantes nordestinos que, fugindo das secas, vinham à procura de boas terras para o cultivo de cereais. Conhecida como o primitivo Arraial de Posse, situado abaixo da confluência do Rio Prata com o Corrente, zona campestre de magníficas pastagens naturais.
A região era conhecida por Buenos Aires, em homenagem aos descendentes de argentinos, portugueses e uruguaios, cuja existência é lembrada pela denominação dos cursos d’água: Rios Corrente, Prata e Porto Buenos Aires; o pastoreio, o curral, a lavoura e o engenho constituíram as bases econômicas da povoação.
O impaludismo provocou a decadência do povoado, logo nos primeiros anos de sua fundação, e a consequente retirada dos habitantes para a zona da chapada, fronteiriça à Serra Geral ou das Araras, onde se formou o novo povoado de “Posse”, topônimo decorrente do “apoderamento” da área à margem do Córrego Passagem dos Gerais, pelos primitivos habitantes.
Nazário da Silva Ribeiro, o fundador, construiu inicialmente uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana, em torno da qual foram surgindo várias moradas, e com o rápido desenvolvimento da indústria rural, agricultura e criação de gado, o povoado passou a distrito, pela Resolução Provincial nº 11, de 24 de novembro de 1855.
Sua autonomia municipal foi concedida, em 19 de julho de 1872, pela Resolução Provincial nº 485, com a nova denominação de “Nossa Senhora Santana de Posse”, mais tarde mudado para o topônimo original: POSSE.
O grande salto para o desenvolvimento de Posse foi dado com a inauguração da rodovia asfaltada BR-020, Brasília-Salvador, que passa pelo município, a partir dos fins da década de 1970.
Turismo
A cidade é rodeada por belezas naturais e pontos turísticos, exemplo disso, a 80 km de Posse, encontramos o maravilhoso Parque Estadual da Terra Ronca, com uma gruta fascinante e cheia de histórias de fé de pessoas que alcançaram graças pedidas em seu altar.
Tem também, a belíssima Cachoeira do Guarani, que fica a pouco menos de 30km, possui lindas quedas d’água e uma paisagem sem igual. Para quem curte uma aventura em meio a natureza é uma ótima opção.
E quem disse que rio quente é somente na Serra de Caldas? Há apenas 10km, bem próximo da cidade, temos o Rio Água Quente, com opções de restaurantes à beira do rio para você, sua família e amigos terem um dia de lazer com conforto, comodidade e segurança, sem contar com a linda paisagem.