Operação Gado Tocado da Polícia Civil de Goiás, investigou quatro ocorrências de furto qualificado de gado no município de Anápolis, Adelio Ribeiro de Mendonça, 41 anos, foi preso preventivamente nesta última quinta-feira, 13 de janeiro, durante operação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), que contou com a participação do Ponto Foca Rural da 3ª DRP/PCGO e do Batalhão Rural da PMGO. Além do mandado de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e na propriedade rural do investigado, local em que foi feita averiguação dos animais no pasto.Polícia Civil Gado Anápolis

As investigações desencadeadas, ao longo dos últimos seis meses, pela DERCR apontaram que Adelio cortava a cerca das propriedades, tocava o gado até um local seguro e só então embarcava os animais em caminhão fretado. Em todas as ocorrências, a cerca cortada foi remendada da mesma maneira. De igual forma, os animais furtados passaram por mais de um pasto, tendo o investigado, em todos os casos, retirado os animais antes de findo o contrato.

Para camuflar o crime, Adelio fazia sobreposição de marcas nas reses furtadas. A ação criminosa trouxe um prejuízo de R$ 400 mil à cadeia de agronegócios. A divulgação da imagem e identificação do preso foi realizada nos termos da Lei n.º 13.869, Portaria n.º 547/2021 – PC e Despacho da Delegada Titular desta unidade, nº 03 DERCR/DGPC- 13550, responsável pelas investigações, especialmente porque visa a identificação de eventuais crimes outros cometidos pelo investigado, bem como surgimento de novas testemunhas e elementos informativos.

Leia também: Passageira expulsa mulher sem máscara de vagão do Metrô de São Paulo