A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) deflagrou, na última sexta-feira, 14 de janeiro, a Operação Chalybes, que resultou na prisão temporária de mais um investigado. Este é o terceiro investigado preso no inquérito que visa elucidar um roubo e receptação de cargas de ferro e aço. No ano passado, a Decar conseguiu desmantelar o esquema do maior receptador de cargas de aço do Centro-oeste.Operação Chalybes

O alvo é um dos braços direitos do dono de duas grandes lojas de venda no atacado de ferro e aço, que tiveram praticamente todo seu estoque apreendido na última operação realizada em conjunto com a SECON, por estarem repletas de mercadorias roubadas e outras sem qualquer documentação fiscal. O investigado será ouvido na delegacia nesta segunda-feira, 17 de janeiro.

As investigações ainda prosseguem no sentido de identificar e localizar os demais integrantes da organização criminosa que, além de encomendar os roubos de cargas e coordenar com motoristas inescrupulosos os desvios dos produtos, falsamente registrados como roubados, também faziam uso de compra e venda de imóveis e veículos de luxo, visando o branqueamento (lavagem de dinheiro) do dinheiro obtido com a venda das cargas desviadas.

A Polícia Civil divulga a foto de mais duas pessoas que são procuradas. Ambos os suspeitos são investigados na Operação Chalybes, da Decar. A divulgação da imagem e identificação dos investigados foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do(a) Delegado(a) de Polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas que façam seu reconhecimento, na produção de provas e no desfecho da identificação policial.

Leia também: Coreia do Norte dispara mais dois mísseis no mar