Com um discurso de mudança focado na oposição à forma de administrar a cidade, o jovem advogado e pecuarista Sebastião Neto (PL). Estreante na política, Neto já angariou apoio de seis partidos políticos, enquanto seus adversários, José Essado (UB) e Dra. Fabiane Leão (PP), contam com apenas 3 partidos cada um, em suas composições de chapa.

A articulação política dos pré-candidatos antes das prévias partidárias é como um termômetro que mede o calor dos bastidores e a aceitação popular e política. Termômetro este, que demonstra um certo incômodo da oposição em relação à sua composição partidária, que até o momento é mais sólida.

Com mais de 50 mil habitantes a cidade de Inhumas se prepara para mais uma eleição. Ainda indefinido, porém avançado, o cenário político da “Goiabeira” tem movimentado o tabuleiro do jogo da composição partidária entre os pré-candidatos a prefeito e vereadores.

Atualmente, o cenário político de Inhumas gira em torno de 14 agremiações partidárias, das quais apenas o PSD e o MDB não fizeram composição com nenhum dos pré-candidatos. Transita nos bastidores, que o PSD de Vanderlan Cardoso, Abelardo Vaz e Dr. João, tende a apoiar Sebastião Neto, já o MDB se mantém inerte, provavelmente, aguardando a definição do deputado estadual Lucas Calil, que é outro possível nome para disputar a cadeira do Executivo inhumensse.

Fechando a conta, pode-se afirmar que a maior e mais forte composição partidária é de Sebastião Neto. Por mais que os outros candidatos consigam compor com PSD e MDB não seria suficiente para ultrapassá-lo. Pelo visto, o discurso de mudança alinhada com a retomada do desenvolvimento com uma gestão pública com traços da privada, tem agradado lideranças políticas e empresários locais.

Cenário atual
Dentre os três candidatos que apresentaram-se como pré-candidatos à Prefeitura de Inhumas, destaque para o recém-chegado à vida pública, Sebastião Neto que conta com o apoio de seis partidos: (PL, PSB, PRTB, DC, AGIR e CIDADANIA), reverberando o apoio a mais de 100 pré-candidatos a vereador.

Por outro lado, José Essado (UB), mesmo com uma longa trajetória política e do bom relacionamento com o Governador Ronaldo Caiado (UB), conseguiu compor apenas com o UB, PDT e Podemos.

Nem mesmo o apoio do experiente e atuante ex-deputado federal, Roberto Balestra (PP) foi suficiente para angariar forças partidárias à atual vice-prefeita da cidade, que tem tido dificuldade para fechar composições sólidas com possíveis candidatos a vice. Apenas os partidos PP, Avante e Republicanos declaram apoio à pré-candidata até o momento.