O conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, afirmou em publicação na rede social X que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “é a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”.

“O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes é a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental, e ele acha isso engraçado: “As pessoas vão começar a dizer que estou perseguindo todo mundo agora”, brincou”, escreveu na postagem.

A declaração, feita no domingo (13), refere-se a uma entrevista concedida por Moraes ao The New Yorker, publicada no início de abril. Nela, o ministro falou sobre o avanço do que chamou de “novo populismo digital extremista” e defendeu a necessidade de reação por parte das democracias.

“A extrema-direita percebeu, durante a Primavera Árabe, que as mídias sociais podiam mobilizar pessoas sem intermediários”, disse Moraes. “No início, os algoritmos foram refinados para fins econômicos, para cativar os consumidores. Depois, as pessoas perceberam como era fácil redirecionar isso para o poder político.”

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso a X, estaríamos condenados”, afirmou o magistrado. “Os nazistas teriam conquistado o mundo”.

Em 2021, Miller prestou depoimento à Polícia Federal no inquérito sobre a organização e o financiamento dos atos de 7 de setembro.