Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, foi solta mas ainda responde por homicídio do filho

Monique Medeiros, suspeita no processo que apura a morte de seu filho, Henry Borel, deixou o Instituto Penal Santo Expedido na segunda-feira (29), depois de ter sua prisão revogada no dia 26 de agosto por decisão do Tribunal Superior de Justiça. Ela vai seguir respondendo em liberdade.
Monique foi presa preventivamente durante as investigações sobre a morte do filho, mas no dia 5 de abril de 2022, decisão da Justiça permitiu que cumprisse prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, no dia 29 de junho, nova decisão determinou que Monique voltasse para a prisão.
Como a revogação da prisão foi feita pelo Superior Tribunal de Justiça, uma instância superior do Ministério Público é quem tem que recorrer. O promotor Fábio Vieira, que fez a denúncia da morte de Henry no Rio de Janeiro, diz que não concorda com a soltura, mas não pode interferir.
“Respeitamos essa decisão, mas não concordamos com ela. Desde o início do processo a responsabilidade penal, tanto da Monique, quanto do Jairo, está bastante clara. Por isso que brigamos e recorremos quando ela foi solta pelo juízo de 1º grau. Não sei qual vai ser a decisão do MP que atua junto ao STJ, mas esperamos que seja de inconformismo e que haja o recurso para reverter essa decisão”, disse Fábio.
Monique ainda responde por homicídio triplamente qualificado de Henry Borel, junto ao ex-vereador Jairinho. O caso está em fase final, na qual as partes devem apresentar as alegações finais.
O Ministério Público já se manifestou favorável a que Monique e Jairinho sejam julgados por um júri popular. O assistente de acusação, Leniel Borel, será o próximo a se manifestar sobre o caso e também deve pedir o júri popular.
As defesas de Monique Medeiros e Jairinho dão o seu parecer na sequência, para só então a juíza Elizabeth Machado Louro dar a decisão sobre o julgamento ou não do ex-casal. A pena para homicídio triplamente qualificado pode chegar a 30 anos de prisão.
* Com informações de g1