O primeiro caso confirmado da nova variante da varíola em crianças em Goiás foi registrado em um menino de 9 anos que mora em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, o Miguel Biffe Rodrigues dos Santos está sendo monitorado e passa bem.

O caso foi confirmado na terça-feira (16), segundo o informe da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). No entanto, a mãe de Miguel, Sabrina Biffe Rodrigues dos Santos, explica que os sintomas começaram no início do mês de agosto. Segundo ela, inicialmente ele apresentou febre e só depois vieram as feridas.

“Primeiro começou com dor de garganta e febre, aí eu fiquei preocupada. No outro dia vieram as bolhas e eu já levei ele na UPA”, explicou Sabrina.

Agora Miguel mostra que as feridas que apareceram pelo corpo estão praticamente cicatrizadas.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Luziânia, Gonçalo Henrique de Sousa, nenhuma pessoa próxima a Miguel, seja da família ou morador do mesmo condomínio, apresentou sintomas da doença até o momento.

“Qualquer pessoa que apresente os sintomas: dor de cabeça, febre, manchas pelo corpo e principalmente as erupções deve procurar as unidades de saúde e terão o tratamento adequado”, disse o secretário.

Para a superintendente em Vigilância de Saúde da pasta, Flúvia Amorim, o diagnóstico da doença em crianças acende um alerta nas escolas.

“Se aparece um caso em uma escola, essa escola precisa notificar o serviço epidemiológico para que haja um rastreamento dos possíveis contatos desse caso”, detalha Flúvia.

No entanto, ela ressalta que só há a necessidade de isolamento para o caso da apresentação de sintomas. Casos suspeitos precisam fazer isolamento de 21 dias.

Já a infectologista Christiane Kobal explica que crianças e idosos possuem maior chance de complicações com a doença. No entanto, afirma que não é necessário ter pânico com a doença, uma vez que sua transmissão não é tão rápida.

“Nós medicos temos que estudar a doenca, comunicar a população sobre como se transmite, como prevenir, mas sem pânico. Não é uma transmissão tão fácil como em outras viroses que nos temos por aí”, disse.

UFG desenvolve teste rápido e barato para detectar varíola dos macacos, Goiás — Foto: Reprodução

Goiás aumentou para 121 os casos confirmados da nova variante da varíola, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) em um boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A secretaria informou que 119 pacientes são homens e apenas dois são mulheres. Quanto à faixa etária, os diagnosticados com a doença vão de 9 a 64 anos.

A secretaria já descartou 113 casos investigados e ainda apura outros 286 pacientes que estão com a suspeita da doença. Até o momento, foram confirmados casos nas seguintes cidades:

  • Águas Lindas de Goiás: 1;
  • Anápolis: 1;
  • Aparecida de Goiânia: 13;
  • Bom Jesus de Goiás: 1;
  • Cidade Ocidental: 2;
  • Goiânia: 95;
  • Inhumas: 1;
  • Itaberaí: 1;
  • Luziânia: 2;
  • Planaltina: 1;
  • Senador Canedo: 1;
  • Valparaíso de Goiás: 2.

Leia também: PMs acusados por homicídio participaram em 12 ações com 13 mortes

*com informações do G1