Nascida no Afeganistão, a pequena Roqaya Sofizadah, de 5 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Tamim Sofizadah, pai da criança, explicou que a família veio para o Brasil refugiada do país, após o Talibã assumir o poder do país.

A menina tomou a vacina na última quinta-feira (2), ma UBS Santa Luzia. Imagens feitas pela médica mostram Roqaya tomando a vacina sem ao menos chorar (veja o vídeo acima). A família quase não fala português e veio ao Brasil em busca de oportunidade.

“Essa é a sua primeira vacina de Covid”, disse a médica em inglês.

A família está no Brasil há aproximadamente seis meses e Tamim contou que sua esposa, seus três filhos, seu pai e sua mãe também vieram para o Brasil. Tamim Sofizadah tem 35 anos e informou que agora todos de sua família já tomaram a vacina contra a Covid-19.

A menina se vacinou porque na última quinta-feira, foi retomada a vacinação de crianças de até 11 anos contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia.

A volta do Talibã

O grupo voltou ao poder em meados de agosto de 2021 quando tomou a capital do Afeganistão, Cabul, e voltou ao poder quase 20 anos depois de ter sido expulso por tropas norte-americanas.

A conquista da cidade foi o ápice da campanha militar organizada pelo Talibã em resposta ao anúncio de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, de retirar suas tropas do Afeganistão, encerrando 20 anos de ocupação.

Doses recebidas em Aparecida

Durante a retomada da vacinação para essa faixa etária, foi reforçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a importância da imunização de crianças para aumentar a barreira imunológica, uma vez que diminui a circulação e replicação descontrolada do vírus e impede que novas variantes surjam.

O município recebeu 5.370 doses da Pfizer baby, destinada a crianças de 6 meses a 2 anos, e 4.370 da Pfizer Pediátrica, indicada para crianças de 5 a 11 anos. São aplicadas 1ª e 2ª doses.

Onde se vacinar

Sete postos de vacinação estão disponíveis em Aparecida de Goiânia. São eles: Central de Imunizações, Maternidade Marlene Teixeira, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim e UBS Bandeirante.

*com informações de G1

Leia também:PR prende empresário em Rio Verde durante operação que investiga atos golpistas em Brasília