MasterChef: Rafael é eliminado e diz que Fernanda foi “carregada nas provas”
“Obrigado por tudo e desculpa qualquer coisa” foram as últimas palavras de Rafael no MasterChef Brasil. Aos 24 anos, o carioca é o terceiro finalista da competição, que foi ao ar nesta terça-feira (30), em embate com Fernanda, após preparar um banquete com carne suína. Rafael estava animado para disputar a final contra sua amiga Lays mas o sonho dos amigos não aconteceu.
Na despedida, Helena Rizzo abraçou o participante e deu um valioso conselho. “Desde o início, te achei com cara e com jeito de cozinheiro profissional. Queria te falar isso, desde a sua organização, te acho bem técnico, tu tem essa maluquice boa, vá em frente. Você entende, estuda, tem todas as qualidades para ser cozinheiro”, declarou.
Erick Jacquin, por sua vez, garantiu o quanto o estudante de ciência da computação foi dedicado e cozinhou bem. Para o chef, a prova foi definida nos detalhes: “O ponto da carne passou”, lamentou ao comentar o porco envolto no bacon, com molho e legumes de acompanhamento.
Em entrevista ao Band.com.br, ao término das gravações, Rafael lamentou o resultado. Ele afirma que a semifinal aumentou a pressão e, desde a 1ª prova da noite, em que teve que reproduzir pratos do MasterChef Profissionais, estava aflito.
“A ansiedade bateu muito. Fiquei muito nervoso e acabei transparecendo tudo, já no mercado não peguei a metade das coisas que eu queria.”
O estudante diz que se cobra muito e, ainda na cozinha, ficou paralisado ao ouvir sobre sua eliminação. Ele até tentou, mas não conseguiu disfarçar a tristeza e revirou os olhos com a comemoração de Fernanda. Os dois foram rivais ao longo de toda a temporada.
“Se tivesse uma final com Renato e Lays eu estaria de cabeça erguida. Eles merecem muito. Mas a Fernanda ficou fora [do programa] metade da competição, não foi um destaque positivo. Ganhou agora a primeira prova, porque foi carregada em provas em equipe”, retrucou.
Apesar de indignado, Rafael aceita e concorda com a avaliação dos jurados. “Hoje ela [a Fernanda] mereceu ter ganhado, sim, isso foi justíssimo”, pontua. Os comentários positivos do elenco emocionaram o competidor. “Sempre duvidei muito da minha capacidade de cozinhar e questionei se eu realmente era bom ou não. Agora, acho que tenho futuro nisso, estou muito feliz, é muito bom.”
Além de ser motivado por Helena Rizzo, o cozinheiro amador planeja seguir os passos da chef. Como ela, ele planeja estudar gastronomia na Espanha: “É isso o que eu vou fazer. Falta um ano para me formar, mas vou trancar […] Agora, quero pegar um estágio em algum lugar, de preferência no Rio, e trabalhar alguns meses. Depois, vejo como vai ser”, analisa.
Fã do programa, Rafael admira a cozinha profissional e pretende seguir na área com cautela e cuidado. “Eu respeito muito a profissão e sei que ninguém vai sair do MasterChef sendo chef, nunca! Nem quem ganha, nem quem perde. Eu não tenho a menor capacidade de sair daqui e abrir um restaurante, preciso aprender muito”, finaliza. Desejamos sucesso, Rafael!
Leia também: Criança de 3 anos é confirmada com a nova variante varíola em Goiás
*Com informações de Uol