Maioria dos eleitores de Goiás não sabem quem Lula e Bolsonaro apoiam
![lula bolsonaro](https://goiasnoticia.com.br/wp-content/uploads/2022/09/lula-bolsonaro-eleicoes-2022-pesquisas-eleitorais-1.webp)
A maioria dos eleitores de Goiás não sabem quais candidatos a governador Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) apoiam. Dados da pesquisa feita por Serpe/O Popular, realizada entre 4 e 6 de setembro, reforçam a separação feita pelo eleitorado das corridas ao Palácio das Esmeraldas e a Presidência da República.
Questionados sobre quem Lula apoia para o governo de Goiás, 85,4% dos eleitores não souberam responder. A menos de um mês da eleições, apenas 10,7% acertaram que é o professor e ex-reitor da Universidade Pontifícia Católica (PUC-GO) Wolmir Amado (PT). As respostas foram espontâneas.
Já quando perguntados a respeito de quem Jair Bolsonaro apoia em Goiás, 76,4% não souberam a resposta. As citações corretas ao deputado federal Major Vitor Hugo (PL) somaram 15,2%. Outros 5,6% acham que o candidato do presidente é o governador Ronaldo Caiado (UB) e 1,5% citou o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Medanha (Patriota).
Na resposta sobre Lula, Caiado e Medanha também foram citados, mas representavam cerca de 1% cada.
Ainda que os eleitores tivessem conhecimento dos candidatos apoiados, os apadrinhados pelos presidenciáveis não seriam favorecidos de forma significativa na disputa ao governo, de acordo com o levantamento.
O índice de eleitores que falaram que “certamente não votariam” nos candidatos de Lula e Bolsonaro em Goiás somam 39,2% e 38,1%, respectivamente.
A Serpes fez a seguinte pergunta: “Sobre seu voto para governador, você diria que certamente votaria, talvez votaria, ou certamente não votaria em um candidato indicado pelo presidente Jair Bolsonaro?” Dos 801 entrevistados, 28% afirmaram que certamente votariam e 19,6% admitiram a possibilidade. Outros 14,4% não responderam.
Sobre a mesma pergunta relacionada a Lula, 26,3% responderam que certamente votariam e 20,3% disseram que talvez. O porcentual de quem não opina era 14,1%.
O detalhamento da pesquisa mostra que, entre os eleitores que declaram voto ao atual presidente Jair Bolsonaro, 20,8% sinalizam nã receber influência ao candidato a governados em Goiás.
Outros 46% certamente votariam e 21,1% admitem a possibilidade.
No grupo que vota no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 17,7% afirmaram não votar no nome petista em Goiás. Outros 40,1% dizem certamente votar e 26,4% consideram escolher o candidato do ex-presidente.
Leia também: TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro em campanha eleitoral
* Com informações de O Popular