Sete instituições assinaram um acordo para garantir a segurança e a normalidade das eleições deste ano no estado de Goiás, nesta quinta-feira (29). O primeiro turno das Eleições 2022 acontecerá no próximo domingo (2) e a preocupação dos órgãos é prevenir e reprimir ocorrências de violência político-partidárias, que possam colocar em risco o processo eleitoral. 

O acordo foi assinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-GO), Tribunal de Justiça (TJ-GO), Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-GO), Ministério Público (MP-GO), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF-GO) e Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (SRPRF-GO). 

O presidente do TRE-GO, o desembargador Itaney Francisco Campos, afirma que a preocupação é que todos os cidadãos consigam votar tranquilamente e sem tumultos. “O protocolo formaliza o posicionamento das instituições, que estão unidas no propósito de que as eleições ocorram de forma pacífica, ordeira, sem violência e sem receios a qualquer represália e impedimento”, explicou. 

Para isso, a SSP informou que realizou um planejamento para o dia das eleições. “Foram empregados mais de sete mil homens diretamente para o pleito eleitoral. Estaremos de prontidão para garantir a ordem nas eleições”, afirmou o secretário de segurança pública, Renato Brum. A ação contará com apoio das polícias Militar, Civil, PF, PRF e o Corpo de Bombeiros. 

Renato reforça que o cidadão que possuir porte de arma de fogo não poderá levá-las no dia das eleições. “Só pode estar armado quem estiver de serviço”, salientou. A Superintendente da Polícia Federal (PF), Cassandra Ferreira, ainda destacou que estas ações de apuração e repressão aos crimes eleitorais visam a tranquilidade nos dias das eleições. 

Por fim, o presidente do TRE-GO ainda ressaltou a importância do cidadão ir votar no próximo domingo (3). “Os mesários estão orientados, os juízes estão a postos e a população está informada. Todas as mesas estão formadas e, por isso, todos poderão votar sem nenhum receio, pois está tudo organizado e a segurança está mobilizada para o dia das eleições”, finalizou. 

Leia também: Ingrid Ohara é a segunda eliminada de “A Fazenda” com 29,01% dos votos

*Com informações de O Popular