Goiás alcança taxa de desemprego de países desenvolvidos
![](https://goiasnoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-16.28.17.jpeg)
No final de 2024, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), já anunciava que o Estado de Goiás atingia a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos (5,1%), ficando abaixo da média nacional (6,4%) e se aproximando dos índices observados em economias avançadas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja taxa média foi de 5%.
Agora, no início de 2025, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, consolidou Goiás como Estado referência na recuperação econômica do Brasil, ao registrar um saldo positivo de 56.786 vagas de emprego entre janeiro e dezembro do ano passado, número que representa um crescimento de 16% em comparação com o ano de 2023.
O governador do Estado, Ronaldo Caiado, acredita que a fórmula de sucesso de Goiás esteja ancorada na infraestrutura moderna e no pilar da segurança pública, que reduz os custos das empresas com seguros, segurança privada e perdas financeiras. Mas, também, enfatiza a questão do equilíbrio das contas públicas e os custos mais baixos de investimento como diferenciais para a atração de empresas. “Criamos um ambiente favorável para investimentos, com previsibilidade, políticas públicas eficientes, capacitação e qualificação de mão de obra e estímulo ao empreendedorismo”, reforça o governador.
Para Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e ex-prefeito por quatro mandatos de Campos Verdes (GO), outro fator preponderante para a expansão econômica de Goiás e, com isso, a consequente elevação da oferta de empregos formais, é a parceria do Governo do Estado com as entidades de classe, com o setor privado e, principalmente, com as 246 prefeituras goianas.
Haroldo Naves ressalta que a atuação descentralizada do Governo de Ronaldo Caiado, executando os projetos e ações diretamente nos municípios, como os cursos profissionalizantes nos 17 Colégios Tecnológicos de Goiás (Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana) ajudam a impulsionar a geração de empregos e consolidar o Estado como um dos principais polos industriais do país.
Como o Estado se encontra com as contas públicas equilibradas, os índices de redução da criminalidade em queda vertiginosa, e com a ascensão das pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social (o Estado tem, agora, o menor percentual de pessoas na extrema pobreza no país), o presidente da FGM acredita que o cenário para 2025 será ainda mais promissor: “Goiás deverá liderar todos os índices de crescimento econômico do Brasil esse ano”, planeja Haroldo Naves.