Três jovens com deficiência foram escolhidas para serem rainha, princesa e miss simpatia durante a festa de rodeio de Mozarlândia, na região noroeste de Goiás. Elas são assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, que foi convidada pela prefeitura para participar do evento.

As meninas participaram da abertura, na quinta-feira (4), e do encerramento da festa, no sábado (6). Três adolescentes e um homem, que também são assistidos pela Apae, foram bandeirantes durante o evento.

As jovens e os rapazes participaram da festa vestidos a caráter, de chapéu e camisas xadrez. As meninas já chegaram ao local da cerimônia vestidas com as faixas que receberam. Enquanto isso, os meninos seguraram as bandeiras do Brasil, de Goiás, de Mozarlândia e da Apae.

Presidente da associação, Mariana Figueredo Alves conta que as jovens ficaram muito felizes com os convites. Ela ressalta a importância desse tipo de visibilidade.

“As meninas ficaram muito felizes e emocionadas, quase não conseguiram falar de tanta emoção. É importante, porque elas não eram vistas pela sociedade, as pessoas passam por elas e fingem que não existem”, contou Mariana.

Mariana diz que o convite para a participação no evento veio por meio da Secretaria de Assistência Social. Coordenadora da secretaria, Tatiane Alves Sousa conta que o objetivo foi promover inclusão social dos jovens com deficiência e apoiá-los.

“Nós pensamos em colocar pessoas que fizessem a diferença. Daí, tivemos a ideia de colocar as meninas da Apae e deu tudo certo. Elas ficaram empolgadas com o convite, e nós demos todo o apoio para a realização do evento”, disse Tatiane.

Em 2022, a Apae tem 199 assistidos em Mozarlândia. A associação é beneficente, sem fins lucrativos, e atua nas áreas de assistência social, educação, prevenção, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, estudo e pesquisa, e na área da saúde, tendo foco na habilitação e reabilitação.

Leia também: ‘Vai ser um Dia dos Pais doloroso’: família de Bárbara espera exame de DNA de suspeito de assassinato

* Com informações de G1