Guto Ferreira renova contrato e vai seguir no Bahia

Guto Ferreira vai seguir na Cidade Tricolor em 2022. Dias após o rebaixamento do Bahia para a Série B, o treinador teve o contrato renovado para tentar reconduzir o clube à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Ele assinou vínculo por mais uma temporada, até dezembro do ano que vem.
O Bahia confirmou a permanência de Guto Ferreira na manhã desta segunda. Junto com a confirmação, um vídeo do treinador pedindo o apoio da torcida para a próxima temporada.
– Com muita satisfação que estou aqui para transmitir essa mensagem para vocês. Infelizmente, esse ano não teve o final desejado. Trabalhamos, procuramos fazer o melhor, mas infelizmente as coisas não aconteceram do jeito que a gente havia planejado. Não somos profissionais de largar o barco. Aceitamos o convite da direção para seguir firme e forte na condição de poder, como já fizemos em outros momentos com outros clubes e com o próprio Bahia, colocar o Bahia de volta no lugar de onde não deveria ter saído. Para isso, mais do que nunca, torcedor, você, associado, é fundamental. Vocês fizeram a diferença e permitiram que a gente pudesse sonhar até a última rodada. Em outros momentos, vocês foram o fator decisivo. Agora, nesse momento, onde com certeza haverá uma queda substancial de recursos, e o clube já vem oneroso da pandemia, mais do que nunca você é peça fundamental para estar ao nosso lado em todos os momentos para que a gente possa juntos retomar o nosso lugar no topo do futebol brasileiro – disse Guto Ferreira.
A diretoria tinha pressa para definir a situação do treinador, porque o clube vai precisar passar por uma reformulação. No dia seguinte ao rebaixamento a diretoria de futebol foi desfeita com as saídas do executivo Lucas Drubscky e do gerente Júnior Chávare.
Nas próximas semanas, já com a definição de que Guto será o técnico em 2022, o Tricolor deve articular a montagem do elenco para a próxima temporada.
Guto Ferreira está em meio a terceira passagem dele pelo Bahia. Em 2016, quando comandou o clube pela primeira vez, o treinador conseguiu o acesso para a Série A.
Ele também já conduziu Ponte Preta (2014) e Sport (2019) à Primeira Divisão. Em 2017, o técnico participou da maior parte da campanha do Internacional na Série B, mas deixou o clube pouco antes do retorno à elite ser confirmado.
Este ano Guto Ferreira voltou ao Bahia para tentar evitar o rebaixamento, mas não teve sucesso na missão. O treinador até conseguiu chacoalhar o elenco e alcançou resultados positivos nos primeiros sete jogos: invencibilidade com três vitórias e quatro empates, e apenas um gol sofrido.
O problema é que, nas partidas seguintes, a equipe perdeu fôlego, voltou a cair de rendimento e teve aproveitamento de 29% nos últimos oito jogos. No geral, o desempenho de Guto em 15 partidas da Série A foi de 44,4%.
*Com informações de GE
Leia também: https://goiasnoticia.com.br/esportes/gremio-e-bahia-caem-para-a-serie-b-do-campeonato-brasileiro/