O Programa Asfalto Para Todos é uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Infraestrutura, que comanda a frente de serviço do Jardim Boa Esperança é uma das 11 que estão atuando nos bairros de Aparecida levando o asfalto para as ruas habitadas do município. Ao todo serão pavimentadas 160,4 mil m² de 45 ruas do setor, que receberão ainda a implantação de 5 mil metros de galeria pluvial, 34 mil metros de meio fio. O investimento total da obra, executada por licitação e equipe terceirizadas e também por administração direta com maquinário próprio da Seinfra, é de cerca de R$ 15 milhões, recursos do Tesouro Municipal.

“Eu ficava sempre dentro de casa, limpando os móveis, agora eu fico aqui no portão vendo as máquinas trabalhando e até sirvo cafezinho para o pessoal que tá colocando o asfalto na minha rua”. Essas são as palavras da dona Margarete Gonçalves Teixeira de Souza, de 53 anos, que mora na Avenida C-11 no Jardim Boa Esperança. Ela tem acompanhado os trabalhos da frente de serviço de pavimentação que atua no setor e que tem levado o benefício do asfalto para o bairro. “A gente saía de casa um pouco e os pés ficavam sujos de poeira ou lama. Agora não, com o asfalto fica tudo melhor. Até nossa casa valoriza”, comentou ela na manhã desta quarta-feira, 21.

O secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, afirmou que todas as ruas do Jardim Boa Esperança receberão pavimentação asfáltica até outubro deste ano. “Hoje estamos com pouco mais de 30% das obras concluídas. Fizemos a implantação das redes de galerias pluviais na maior parte das ruas e agora já estamos entrando com a terraplanagem e a capa asfáltica em diversas frentes no bairro. Nesta semana as equipes trabalhavam na C-10 e C-11. Além dessas obras estamos com outras frentes em toda a cidade, pois o objetivo da gestão é levar o asfalto para todas as ruas habitadas e que contam com rede de água tratada”, sublinhou o secretário.

Quem também está contente com o asfalto chegando na porta de casa é o aposentado Pedro Moreira, de 69 anos. Ele conta que mora no setor há 15 anos e que, assim como os moradores vizinhos, não vê a hora de poder ver a rua totalmente pavimentada. “Eu acordo e já venho aqui ver como estão os trabalhos do dia. A gente esperou muito e sofreu muito com a lama e a poeira, com os pés e a casa sujos, mas agora nossa realidade é outra. Agora teremos asfalto na nossa rua. Eu que tenho problema respiratório, não vejo a hora de não ter mais poeira”, destacou ele.

Segundo o superintendente de Obras da Seinfra, Roberto Lemos, a primeira etapa de pavimentação do setor, às margens do Setor Colonial Sul, já foi concluída e agora as máquinas trabalham na divisa do Boa Esperança com o Goiânia Park Sul que também recebe obras de asfaltamento das ruas. “Iniciamos com os trabalhos nesta segunda etapa com galerias pluviais e terraplanagem para posteriormente implantar o asfalto nas ruas e depois o meio fio. As máquinas atuam diariamente para levar o benefício para a população e garantimos a finalização dos trabalhos até o fim deste ano”, comunicou o superintendente.

O prefeito Gustavo Mendanha salienta sempre, durante as vistorias e lançamento de obras, que a pavimentação é o benefício mais solicitado pelos moradores. “O asfalto melhora a mobilidade do setor, reduz o índice de doenças respiratórias causadas pela poeira e também valoriza os imóveis e a autoestima dos moradores. Sem dúvida, é um grande investimento do poder público que melhora a qualidade de vida das pessoas. E estamos trabalhando em busca de recursos para levar o asfalto para os 20% de ruas da cidade que ainda não possuem o benefício”, aponta o prefeito.

Frentes – Aparecida conta atualmente com 11 frentes de pavimentação nos seguintes bairros: Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Vila Oliveira, Pontal Sul, Jardim Itapuã 2, Parque das Nações e a primeira etapa do Setor Rosa dos Ventos. “Estamos ainda finalizando os projetos para iniciar os trabalhos de licitação e lançamento de obras de pavimentação na Vila Romana e Colinas de Homero. Além do Jardim Dom Bosco 2 e Jardim Cascata que queremos dar ordem de serviço ainda neste segundo semestre”, finalizou o superintendente, Roberto Lemos.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia