De 10 a 12 de novembro será realizado em Goiânia o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais- ABIPEM e 1º Congresso de Previdência da Agoprev.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Goiânia e é direcionado aos gestores de Regime Próprios de Previdência Social (RPPS), servidores municipais, conselheiros de RPPS e demais interessados, com objetivo de sensibilizar e capacitar para uma gestão de qualidade e sustentabilidade. A expectativa é receber cerca de 1200 pessoas de todo o país que participarão de palestras, troca de experiências com gestores de RPPS e especialistas de todo o país.

Para o Congresso, os temas da programação abordarão as questões atuais que estão sendo enfrentadas no cotidiano das entidades previdenciárias em suas diversas áreas, tais como benefícios, gestão, investimentos, contabilidade, questões políticas e administrativas.

Nos dois dias do evento, os participantes terão a oportunidade de conferir debates de assuntos recentes da agenda previdenciária. Renomados especialistas em Previdência Pública, bem como de Técnicos da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda já confirmaram a participação.

No site abipem.org.br é possível fazer a inscrição e ainda ver a programação completa do evento.

Segundo dados do IBGE, hoje no Brasil são 2.111 municípios com Regime Próprio de Previdência Social – RPPS dando cobertura a seus servidores públicos titulares de cargos efetivos. Em Goiás são 171 entidades.

Regime Próprio de Previdência Social é uma modalidade de Previdência Pública voltada a servidores concursados e seus beneficiários. É como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos seus segurados e favorecidos. É intitulado Regime Próprio porque cada um dos entes públicos federativos, como União, Estados, Distrito Federal e Municípios, pode ter o seu.

ABIPEM

ABIPEM é uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Como representante das Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tem por objetivo congregar as instituições que dela participam através de um constante processo de aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária e assistencial. Estas atividades têm como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico, técnico, administrativo e social das instituições filiadas, visando o bem-estar de seus segurados e beneficiários.