Na madrugada deste domingo (07), o campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo foi baleado na cabeça por um policial militar que estava de folga. O crime ocorreu após uma discussão que levou Lo a imobilizar o PM. Segundo testemunhas, Leandro imobilizou o PM para acalmá-lo e evitar uma briga. No entanto, o PM sacou uma arma e atirou na cabeça do lutador à queima roupa. Caso ocorreu durante um show no Clube Sírio, em bairro da zona sul de São Paulo.

“Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, disse uma testemunha.

De acordo com o advogado da família, o atleta já está com a morte cerebral confirmada.

O autor do disparo é o PM Henrique Otávio Oliveira Velozo que está foragido.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou, neste domingo (7), que a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do policial militar.

A Polícia Militar disse lamentar o ocorrido e que já abriu um inquérito administrativo para investigar o ocorrido.

O Clube Sírio divulgou nota dizendo que se solidariza com a família de Leandro Lo “pelo lamentável incidente ocorrido na madrugada do dia 7 de agosto de 2022, em um evento realizado por terceiros”.

Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve.

Leia também: Avião faz pouso forçado e se choca contra muro em Goiânia

*com informações de G1