Em 2023, a Assembléia terá renovação de 21 dos 41 deputados. Entre os 20 que renovaram o mandato, estão o vice-governador Lincoln Tejota (União Brasil) e Renato de Castro (União Brasil). Dez deputados tentaram e não conseguiram renovar o mandato.

O número de deputados estaduais reeleitos é igual ao de quatro anos atrás, nas últimas eleições para o cargo em 2018.

Naquele pleito, 33 deputados que exerciam o mandato à época da votação disputaram novo mandato. Em 2022, foram 30, entre eles Bruno Peixoto (UB), que recebeu a maior quantidade de votos da história da Assembléia Legislativa.

Atual líder do governo, ele recebeu 73.692 votos. A maior votação para a Casa desde 2002 pertencia a Mané de Oliveira, eleito com 62.655 em 2014.

Bruno Peixoto atribui o recorde ao fato de ter colado sua imagem à do governador Ronaldo Caiado (UB), reeleito em primeiro turno neste domingo (2) com 51,81% dos votos válidos.

Questionado sobre seus planos para o governo, afirma que vai aguardar Caiado definir. ”Estou pronto para contribuir com o governo, seja na liderança da bancada governista, na presidência da Assembléia ou em outra função que ele entender como necessária”.

Leia também: Tebet e Ciro pedem tempo antes de se posicionarem sobre segundo turno

*Com informações de O Popular