Adriana Accorsi sai em defesa da Lei da Ficha Limpa, que está sob ameaça
![](https://goiasnoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-14.31.14.jpeg)
A deputada federal delegada Adriana Accorsi (PT-GO) saiu em defesa da Lei da Ficha Limpa, que visa promover a transparência e a moralidade política no país, e que está sob ameaça por ação de políticos aliados do ex-presidente Bolsonaro. Eles querem alterar a legislação para permitir, em 2026, a candidatura de Bolsonaro, que está inelegível até 2030.
“Isso é muito preocupante, não podemos aceitar retrocessos que podem ter consequência graves para a democracia do país. A Lei da Ficha Limpa foi uma conquista do povo brasileiro e não será desmontada para beneficiar corruptos”, declarou a deputada.
A Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular e foi uma grande conquista nacional. Elaborada por um grupo de juristas, foi enviada ao Congresso Nacional com 1,6 milhão de assinaturas e aprovada em 2010. Pela norma, os condenados por crimes políticos graves, como corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos que comprometam a integridade pública, ficam impedidos de se candidatar por oito anos a partir das infrações cometidas.
De acordo com Adriana Accorsi, o tema deve ser destaque em Brasília nesta semana. Políticos da direita estão se mobilizando para forçar a tramitação de um projeto de lei complementar (PLC), de autoria de um parlamentar do PL, para diminuir o tempo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa de oito para dois anos.Outra proposição, também do PL, exige uma condenação na Justiça civil comum para a inelegibilidade. As duas propostas beneficiariam o ex-presidente que foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022.
“Eles querem permitir que políticos inelegíveis possam se candidatar para continuar atacando a nossa democracia. Mas seguimos firmes na defesa da ética na política.”, disse Adriana Accorsi em vídeo postado nas suas redes sociais.