A Prefeitura de Aparecida concretizou no último dia 25 de maio, junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o acordo buscado desde 2021 para que a instituição internacional financie obras de infraestrutura na cidade. Conhecido como Banco dos Brics, o NDB emprestará ao município 80 milhões de dólares – cerca de 406 milhões de reais, na cotação atual – com contrapartida de 70 milhões de dólares da Prefeitura.

Os recursos ainda não estão em caixa e não serão liberados de uma só vez. A Prefeitura de Aparecida receberá o dinheiro para pagar as obras gradualmente, conforme o andamento das intervenções. Concluída agora a assinatura do contrato, a próxima fase é de licitação das obras.

O empréstimo é para fazer pavimentação e construir estruturas como pontes e viadutos e escolas, o que ampliará a oferta de vagas na rede municipal.

O prazo para pagamento é de 30 anos, tendo 5 anos de carência.

Este é o terceiro financiamento internacional que Aparecida consegue. Os primeiros juntos à Corporação Andina de Fomento que viabilizaram a construção de nove Eixos Estruturantes Norte-Sul e Leste-Oeste.

“Ter o contrato assinado já é uma grande vitória porque quando assumimos o município, o empréstimo estava praticamente perdido, por causa da irresponsabilidade do governo anterior. Faltavam certidões, declarações, vários documentos que, com muito empenho, nós recuperamos em 17 meses de gestão”, conta o prefeito Leandro Vilela.

O gestor registra que a assinatura do contrato foi trabalho de várias mãos, como do deputado federal José Nelto e o senador Vanderlan Cardoso. Os parlamentares articularam no Congresso para garantir e acelerar o aval da Casa à pactuação do contrato. Depois disso, o presidente Lula avalizou finalmente o pedido, e o NDB aceitou financiar as obras em Aparecida.

Leandro Vilela enfatiza que os recursos não serão liberados imediatamente. Pelo fluxo estabelecido com o NDB, as obras são primeiro licitadas, depois serão firmados os contratos com as construtoras e só então, com os serviços já iniciados e tendo avanços comprovados, é que a instituição efetuará os desembolsos à Prefeitura de Aparecida.

Histórico do processo

O pedido de empréstimo ao NDB foi feito inicialmente em 2021, na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, e seguia na época o rito burocrático do processo. No entanto, as tratativas esfriaram no governo que o sucedeu.

Antes mesmo de assumir a administração municipal, em janeiro de 2025, a gestão do prefeito Leandro Vilela fez um levantamento minucioso das pendências deixadas pelo antecessor e deu andamento na aprovação do aval da União no Senado Federal no final de 2024. E foi solucionando uma a uma, ao mesmo tempo que fazia várias articulações em Brasília, para destravar o processo na etapa que envolveu a aprovação pelo Congresso Nacional.