Nesta quarta-feira (19), professores e funcionários administrativos de 30 escolas públicas de Senador Canedo realizaram uma assembleia com paralisação durante todo o dia. O objetivo era exigir que a Prefeitura quite três meses de reposição salarial que deve aos servidores públicos da cidade. Os valores são referentes ao período de janeiro a março deste ano.

Em janeiro, o Ministério da Educação determinou um reajuste de 33,24% no piso salarial do magistério. No entanto, a Prefeitura de Senador Canedo só ajustou os salários em abril deste ano, deixando os valores referentes aos meses anteriores em aberto.

Segundo um servidor do município que não quis se identificar, a assembleia desta quarta é a terceira em que os servidores se reúnem para exigir o direito determinado pela federação e a segunda em que há paralisação durante todo o dia. A concentração começou, às 9h da manhã, e durou até, aproximadamente, às 11h30. Cerca de 150 servidores participaram do ato em frente ao Instituto Médico de Senador Canedo (IAMESC).

A próxima paralisação está marcada para o dia 25 deste mês às 8h30 da manhã, no entanto, a programação pode mudar caso haja negociação sobre a reposição salarial.

A Associação dos Servidores Municipais de Senador Canedo (AMSESC) foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou até a publicação desta matéria. Seu posicionamento será adicionado assim que se pronunciar.

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, informa que o município de Senador Canedo pagou de forma integral os 33% de aumento salarial dos professores da rede e o retroativo será pago no ano que vem (2023) de forma parcelada.

O pagamento do retroativo e demais pautas das categorias senpre são discutidos na mesa de negociações que acontecem periodicamente. Além das discussões em questão, informamos que estamos em fase final da construção do plano de carreira para todos servidores.

Prefeitura de Senador Canedo

Leia também: Deputados estaduais eleitos pelo PL podem não assumir mandato