Após um ano a prefeitura retoma trabalhos no viaduto da Leste-Oeste

A Prefeitura de Goiânia retomou os trabalhos nas alças do viaduto do prolongamento da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo. Está sendo realizada no local a construção da alça de acesso da Rua 200, no setor Nova Vila, para a via expressa. O trabalho vem praticamente um ano após a conclusão da estrutura que passa sobre o córrego.
O viaduto foi entregue no dia 28 de setembro de 2021. Ele homenageia Regina Pimenta Peixoto Moura, uma das pioneiras da Região da 44. O serviço foi iniciado em 20 de janeiro de 2020, ainda na gestão do então prefeito Iris Rezende. Os trabalhos na nova alça foram começados no último dia 15. À época da inauguração foram entregues duas ligações: uma da Marginal Botafogo para a Rua 67-A e a outra da Avenida Leste-Oeste para a via expressa.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou por meio de nota, para o início da obra da alça da Rua 200 houve apenas uma desapropriação. O valor do serviço, conforme a pasta, está incluído no contrato. A empresa vencedora para realizar o trabalho foi a GAE Construções e Comércio Ltda. O orçamento inicial era de R$ 11.494.710,55, mas houve deságio de cerca de 17% e o valor final ficou em R$ 9.543.567,56.
Das quatro alças, uma ainda não tem previsão para o trabalho ser iniciada. Ela é a que conecta a Marginal Botafogo à Rua 200, sentido contrário ao da que está com trabalhos em andamento. O motivo é uma desapropriação, informa a Seinfra. “A obra da outra alça ainda aguarda uma única desapropriação, mas o processo está em andamento sem poder fixar antes do dia 31 de outubro, já que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu as desapropriações realizadas pelo poder público durante o período de pandemia”, afirma a secretária.
No local, onde é realizada a obra, é possível observar que foram feitos trabalhos de nivelamento do terreno, com a demolição de parte das moradias que ficam nas laterais do trecho. Neste ponto, há ferragens de fundação para sustentar o muro de arrimo. A Seinfra afirmou que não houve mudanças no projeto.
O projeto da estrutura, no que se refere à parte que já foi entregue ano passado, detalha que o mesmo compreende dois viadutos em concreto armado. Cada um deles tem duas faixas de segurança de 1,5 metro (m), duas faixas para circulação de veículos, uma para pedestres, de 2 m, duas barreiras guarda-rodas, estas com 0,4m e uma barreira guarda corpo de 0,2 m. A largura soma 13 m e o comprimento de 53 m.
Sobre as alças, no início da obra, em 2020, a informação da administração municipal era de que as alças de acesso para o setor Nova Vila teriam 120 m de extensão e seis de largura. Esta dimensão a ser distribuída entre duas faixas para veículos e calçadas com variação de 1,5 m a 3 m de largura.
Tramo Leste
O tramo leste vai da Praça do Trabalhador à GO-403. São 8,1 km, que compreendem o viaduto. O corredor Leste-Oeste, ao todo, deve permitir a ligação contínua entre Trindade-Goiânia-Senador Canedo. A extensão total é de 46,1 km. O percurso de 10,2 km fica no município da posição leste da capital e 6 km na capital da fé. Os outros 29,9 pertencem à capital.
Histórico
O site da Prefeitura de Goiânia informa que os trabalhos para implantação da via foram elaborados em 1987. Eles integravam o Plano Diretor de Transportes de Goiânia (PDTU). Desde aquela época, o documento já reconhecia a necessidade de melhorar a circulação de pessoas na capital e propunha melhorias na mobilidade urbana. Em 1992, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia.
O texto acatou as recomendações do PDTU. O último documento foi de autoria do Instituto de Planejamento de Goiânia. No ano seguinte, a Prefeitura realizou o projeto básico e licitou serviços para a construção da Avenida. O trecho compreendia os pontos Praça do Trabalhador e o Conjunto Vera Cruz. O processo foi retomado apenas em 2002.
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*Com informações do O Popular