Caiado tem avaliação melhor que antecessores
![caiado](https://goiasnoticia.com.br/wp-content/uploads/2022/09/ronaldo-caiado-14-nov-2018-sergio-lima-1024x683-1.jpg)
Com a melhora de 8,7 pontos porcentuais de avaliação positiva em comparação com meados de julho, Ronaldo Caiado (UB) chega às últimas três semanas de campanha com índice de aprovação de governo de 50,2%, patamar não alcançado pelos dois últimos governadores que disputaram reeleição. A terceira rodada da pesquisa Serpes mostra que a administração de Caiado é considerada boa e ótima por 37,2% e 13% dos eleitores, respectivamente.
José Eliton (PSB), que não conseguiu se manter no cargo em 2018, tinha 18,2% de bom (16%) e ótimo (2,2) na mesma época. Já Marconi Perillo (PSDB), vencedor da disputa contra Iris Rezende em 2014, era aprovado por 44,6% em meados de setembro, sendo 35,6% de bom e 9% de ótimo.
Voltando a 2022, o novo levantamento também mostra que a reprovação da gestão caiadista caiu 6,6 pontos e agora está em 7,3% (4,6% de ruim e 2,7% de péssimo). O índice não chega à metade do alcançado por Marconi há oito anos (16,1%, com 7,4% de ruim e 8,7 de péssimo) e a um quarto do de Eliton há quatro anos (29,7%, sendo 13,6% de ruim e 16,1% de péssimo).
Monitoramento
Impulsionada pela propaganda eleitoral, a melhora na avaliação positiva do governo já era apontada pelo QG de Caiado, nos bastidores, como fator de crescimento de suas intenções de voto. A terceira rodada da Serpes confirma esta tendência.
Desencontro
A pesquisa aponta que 28% dos eleitores certamente votariam no candidato a governador indicado por Jair Bolsonaro (PL). No entanto, apenas 15,2% reconhecem Vitor Hugo (PL) como o indicado pelo presidente em Goiás. Ele alcançou 4,7% das intenções de voto na estimulada.
Palanque
A expectativa do QG de Vitor Hugo é de que o 7 de setembro impulsione sua candidatura. Do outro lado Com 2,2% das intenções de voto, Wolmir Amado (PT) vive situação semelhante. Mais de um quarto (26,3%) disse que certamente votaria no candidato do Lula. Apenas 10,7% o reconhecem como tal.
Esquiva
Do deputado federal Zacharias Calil (UB) ao ser questionado a respeito de quem apoia (ou apoiará) para senador: “Estou apoiando o candidato do governador. Não posso declarar meu voto ao candidato do meu partido se tem três candidatos na base.” O parlamentar é do mesmo partido de Delegado Waldir (UB) e era pré- candidato a senador. Desistiu a pedido de Caiado.
Leia também: Ministro proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro
*com informações de O Popular