Um turista americano, de 23 anos, sobreviveu a uma queda na cratera do Monte Vesúvio, na Itália, depois de tentar pegar seu telefone para tirar uma selfie, segundo informado pela polícia italiana e por autoridades locais.

De acordo com o veículo internacional The Washington Post, o turista, que é de Baltimore, estava caminhando no famoso vulcão com sua família no sábado, 9, quando eles acessaram o topo do Vesúvio por uma trilha proibida e pararam para tirar uma selfie na cratera. A informação foi dada pela polícia de Nápoles à mídia local.

Quando a família chegou ao topo do vulcão, conhecido por destruir a cidade romana de Pompeia, o homem, identificado pela NBC News como Philip Carroll, pegou seu telefone para tirar uma selfie, mas o aparelho escorregou e caiu alguns metros na cratera. O homem então desceu para a cratera para tentar recuperar seu telefone, mas vários metros depois caiu ao perder o equilíbrio.

“Esta manhã um turista por razões ainda a serem determinadas … juntamente com sua família, se aventuraram por um caminho proibido, chegaram à beira da cratera e caíram na foz do Vesúvio”, escreveu Gennaro Lametta, funcionário do turismo do governo, no Facebook.

O turista disse a um jornal de Nápoles, que uma equipe de guias de vulcões do outro lado da borda usou binóculos e percebeu que o homem “escorregou dentro da cratera e estava com sérios problemas”, observando que Carroll estava preso.

“Quatro guias foram acionados instantaneamente e, chegando ao local, um deles usou uma corda por cerca de 15 metros para resgatar o turista”, disse Cappelli, que destacou que Carroll poderia ter afundado 300 metros, ou quase 1.000 pés, na cratera.

Uma foto que Lametta postou nas redes sociais mostra o homem com hematomas nas pernas, braços e costas, além de arranhões nos cotovelos. Lametta escreveu que o homem estava inconsciente quando os guias o resgataram.

A polícia disse à CNN que o homem foi tratado em uma ambulância mais abaixo da montanha, mas se recusou a ir a um hospital. Cappelli disse a veículos da região que Carroll foi detido pela polícia local, mas não disse quais acusações ele enfrentará. 

Leia também: Valorização de imóveis novos chegou a 14% em 2022

*com informações do Terra